No finalzinho do ano passado, o Airbnb anunciou uma grande novidade: a plataforma Trips, criada para oferecer, dentro do site, outros serviços de viagem além da hospedagem. O carro-chefe da nova plataforma são as experiências — passeios e atividades promovidos por moradores, com a intenção de dividir com os visitantes aqueles segredinhos e lugares que só quem vive na cidade conhece.
A um grupo do qual já faziam parte Seul, Havana, San Francisco, Paris e Londres, nesta quinta-feira se juntou o Rio de Janeiro, a primeira cidade brasileira a integrar a plataforma (a próxima será São Paulo). Inicialmente, são 35 atividades no catálogo, com experiências que custam entre R$ 49 e R$ 499.
Em cartaz estão programas cariocas meixxxmo: aula de futevôlei na praia do Leblon, workshop de surfe na Prainha e um passeio de boteco em boteco (na companhia de um especialista no assunto, o colunista que assina com o pseudônimo de Juarez Becoza no jornal O Globo). A visita à quadra da Estácio de Sá é ciceroneada pela rainha de bateria da escola, e a noite no baile charme do Viaduto de Madureira tem a companhia de um coreógrafo fera nos passinhos.
Cada atividade pode incluir ou não transporte, bebidas ou refeição; na descrição de cada uma, é informado o que está contemplado no preço. Assim como na reserva de hospedagem, você também pode bater um papo com o anfitrião antes de reservar a experiência, e o pagamento é feito através do Airbnb, com cartão de crédito.
E se você mora no Rio de Janeiro e gostaria de propôr uma experiência ao Airbnb, pode se cadastrar pelo site. É preciso ter um bom conhecimento sobre o assunto escolhido; a equipe do Airbnb testa a experiência antes de incluir no catálogo.